cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias

09/12/2014
Caranguejada de risco

Poluição sem controle e de origem incerta está modificando o equilíbrio ecológico dos manguezais paulistas. Estudo da Unesp revela essas regiões, que servem de berçários para peixes e crustáceos, estão contaminadas com metais pesados.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Pesquisa
06/06/2014
Sem florestas, gasta-se mais

O desmate da vegetação que recobre as bacias hidrográficas altera o ciclo de chuvas, prejudica a recarga de aquíferos subterrâneos, consequentemente reduz os recursos hídricos disponíveis para o abastecimento humano e tem forte impacto sobre a qualidade da água, encarecendo em cerca de 100 vezes o tratamento necessário para torná-la potável.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa
06/10/2013
Cana migra e vira terreno fértil para problemas socioambientais

Cientistas ligados ao Projeto AlcScens alertam que, a despeito das vantagens econômicas imediatas, a expansão da cana-de-açúcar para o Centro-Oeste do país gera problemas sociais e ambientais que devem se agravar em razão das mudanças climáticas. A disputa por recursos hídricos, o impacto na segurança alimentar, a desvalorização da terra, o advento de novas formas de subemprego e o desmatamento da Amazônia, já que a produção de gado está migrando para o Norte, são alguns dos problemas apontados em cenário projetado pelos pesquisadores. O AlcScens, que é coordenado por Jurandir Zullo Jr., e envolve 26 pesquisadores.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Biocombustíveis, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa, Políticas Públicas, Saúde, Segurança Alimentar, Sucro-Alcooleira
19/03/2013
Desafios da pesquisa ambiental

Em aula inaugural do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp, diretor científico da FAPESP exorta pesquisadores a elevar nível de originalidade e sofisticação das pesquisas

Assunto(s):Meio-Ambiente
01/02/2013
Preparadas para o calor

Plantas que resistiram ao aumento das temperaturas ocorrido há milhões de anos estariam preparadas para sobreviver ao aquecimento global.

Assunto(s):Meio-Ambiente
10/03/2012
Rio de 10 em 10

Em julho de 1972, a Conferência de Estocolmo viria a acrescentar, definitivamente, às questões prioritárias discutidas pela ONU, criada em 1945, – a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento com igualdade – o tema da segurança ecológica.

Assunto(s):Meio-Ambiente
26/10/2011
FAPESP expande pesquisas sobre mudanças climáticas

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), que já investiu US$ 30 milhões em projetos de pesquisa com duração de até seisanos, pretende ampliar de 40 para até 60 projetos apoiados até março de 2012.

Assunto(s):Meio-Ambiente
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014