29/08/2011

Mudança climática é tema de livro que Ipea lançará

Governo Federal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança nesta segunda-feira, às 14h, o livro Mudança do clima no Brasil: aspectos econômicos, sociais e regulatórios. O evento, na sede do Instituto (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo), contará com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e de representantes dos ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores. Também estarão na mesa de abertura os diretores do Ipea Francisco de Assis Costa e Carlos Fernandes da Silveira.

Em seguida, os capítulos do livro serão detalhados em três apresentações: Aspectos regulatórios e sociais das mudanças climáticas no Brasil, As mudanças climáticas nos diversos setores da economia brasileira, e O Brasil e as negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Uma exposição geral sobre a obra será realizada pelos editores Ronaldo Seroa da Mota, Jorge Hargrave, Gustavo Luedemann e Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez, todos técnicos de planejamento e pesquisa do Ipea.

Em 437 páginas, o livro traz um debate amplo e extremamente atual sobre as mudanças climáticas e as políticas públicas e ações brasileiras correspondentes a esse fenômeno. O lançamento terá transmissão ao vivo pelo Portal Ipea (www.ipea.gov.br). Após a apresentação, a obra ficará disponível no mesmo portal, na seção de Publicações/Livros.

Fonte:IPEA