10/10/2012

Projeto internacional estuda impactos da produção do etanol no Cerrado brasileiro

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, professora da Unesp de Tupã, que realiza atualmente pós-doutorado na Kansas State University, integra um projeto aprovado pela NSF (National Science Foundation) sob a coordenação de Marcellus Caldas, da instituição norte-americana.

Trata-se de um projeto internacional que vai pesquisar o avanço da produção do etanol e seus impactos sobre o Cerrado brasileiro. A iniciativa é liderada pelo brasileiro Marcellus Caldas, professor da Kansas State University.

Intitulada Land Change in Brazil`s Cerrado: Ethanol and Sugarcane Expansion at the Farm and Industry Scale, a ação é financiada pela NSF com valor de US$ 525 mil

Nos EUA, o projeto envolve ainda a University of Kansas. No Brasil, participam, além da Unesp de Tupã, a EMBRAPA/Campo Grande/MS e a USP/Ribeirão Preto.

O projeto busca determinar como os fatores externos, incluindo oferta e demanda de biocombustíveis, de cana-de-açúcar, expansão da indústria de biocombustíveis, política pública, influenciam as decisões dos produtores acerca da produção de cana para biocombustíveis e geram impacto na mudança do uso da terra no cerrado brasileiro.

Outros objetivos são examinar os fatores que influenciam a tomada de decisão em relação a produção de cana e expansão a área e seus impactos sobre o uso da terra no cerrado; e prever mudanças no uso da terra no cerrado em diferentes cenários do mercado de biocombustíveis e político.

O papel de Ana Elisa no projeto é colaborar no levantamento e análise de dados secundários e dar suporte à pesquisa de campo a ser realizada no Brasil. “Há previsão de bolsas de doutorado vinculadas ao projeto. Isso pode propiciar uma oportunidade para estudantes brasileiros numa instituição de excelência”, afirma. A aprovação do projeto ocorreu em agosto.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação e Imprensa