cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens


Notícias


Cana-de-açúcar

Palha e impurezas da colheita mecanizada de cana devem transformar-se em insumo


Nos últimos cinco anos, o sistema produtivo da cana-de-açúcar sofreu mudanças como o aumento da colheita mecanizada da cana crua, acompanhado de maior volume de impurezas vegetais na matéria-prima, maior desgaste dos equipamentos e redução significativa do teor de sacarose da cana colhida.


Leia mais





Biodiversidade

Caranguejada de risco

Poluição sem controle e de origem incerta está modificando o equilíbrio ecológico dos manguezais paulistas. Estudo da Unesp revela essas regiões, que servem de berçários para peixes e crustáceos, estão contaminadas com metais pesados.

Divulgação Científica

Pesquisa analisa alcance da divulgação científica na rede

Como deveria ser o site de um importante projeto para avaliação dos impactos das mudanças climáticas na agricultura do Brasil?



Publicações


Tese

Projeção de cenários atuais e futuros de produtividade de cana-de-açúcar em ambiente de cerrado

No Brasil, a produção de cana-de-açúcar voltou a se destacar a partir do ano 2000 como opção economicamente viável para a produção de bioenergia em larga escala, devido às demandas da sociedade pela redução nas emissões dos gases de efeito estufa e por produção de energia renovável e barata. O país pode ocupar e manter-se na posição de liderança estratégica, sendo, para isso, necessário ampliar o conhecimento nas diversas áreas envolvidas na produção do etanol. Talvez um dos setores mais carentes de estudos seja o setor agrícola, especialmente no que concerne à maximização do potencial produtivo das terras sem comprometimento ambiental. Por outro lado, as previsões de mudanças climáticas globais, indicando a alteração do regime pluviométrico e a elevação das temperaturas, podem alterar a geografia da produção agrícola brasileira. Como alternativa a este desafio, apresentam-se os modelos agroclimatológicos, desenvolvidos para interpretar resultados experimentais, promover a agricultura e apoiar o agronegócio de forma operacional. Uma das hipóteses do trabalho é que a aplicação de modelos agroclimáticos e de geoprocessamento permite expressar em escala espacial regional, em condições atuais e em cenários de mudanças climáticas globais, a produtividade e o risco climático relativos à produção da cana-de-açúcar em ambientes do bioma Cerrado.

Leia mais

Eventos


Simpósio

4º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para a apresentação de trabalhos científicos no 4º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera), que ocorre de 5 a 7 de maio...

Leia mais



Vídeos




Pesquisadores


Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014