cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias

19/12/2013
Cana migra para o Centro-Oeste e pode substituir culturas alimentares

O estado de São Paulo, atualmente o maior produtor de cana-de-açúcar no país, já não possui terras suficientes para cultivo. A solução encontrada pelas usinas e produtores foi a migração para a região Centro-Oeste, que pode estar provocando redução de áreas destinadas a culturas alimentares, como arroz e feijão, além de deslocamentos da pecuária bovina para outras regiões do Brasil. As informações são da tese de Vivian Helena Capacle Correa, doutora em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Pesquisa, Segurança Alimentar
06/10/2013
Cana migra e vira terreno fértil para problemas socioambientais

Cientistas ligados ao Projeto AlcScens alertam que, a despeito das vantagens econômicas imediatas, a expansão da cana-de-açúcar para o Centro-Oeste do país gera problemas sociais e ambientais que devem se agravar em razão das mudanças climáticas. A disputa por recursos hídricos, o impacto na segurança alimentar, a desvalorização da terra, o advento de novas formas de subemprego e o desmatamento da Amazônia, já que a produção de gado está migrando para o Norte, são alguns dos problemas apontados em cenário projetado pelos pesquisadores. O AlcScens, que é coordenado por Jurandir Zullo Jr., e envolve 26 pesquisadores.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Biocombustíveis, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa, Políticas Públicas, Saúde, Segurança Alimentar, Sucro-Alcooleira
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014