cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias

09/12/2014
Caranguejada de risco

Poluição sem controle e de origem incerta está modificando o equilíbrio ecológico dos manguezais paulistas. Estudo da Unesp revela essas regiões, que servem de berçários para peixes e crustáceos, estão contaminadas com metais pesados.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Pesquisa
06/06/2014
Sem florestas, gasta-se mais

O desmate da vegetação que recobre as bacias hidrográficas altera o ciclo de chuvas, prejudica a recarga de aquíferos subterrâneos, consequentemente reduz os recursos hídricos disponíveis para o abastecimento humano e tem forte impacto sobre a qualidade da água, encarecendo em cerca de 100 vezes o tratamento necessário para torná-la potável.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa
28/04/2014
Insegurança alimentar afeta pequeno agricultor

Os agricultores familiares ainda respondem por cerca de 70% da produção de alimentos para consumo interno no Brasil, mas uma boa parcela deles próprios está comendo mal e sofrendo de insegurança alimentar. É o que mostra a nutricionista e epidemiologista Verônica Gronau Luz na tese de doutorado em saúde coletiva orientada pelo professor Heleno Rodrigues Corrêa Filho, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp

Assunto(s):Agricultura, Agroecologia, Biocombustíveis, Pesquisa, Políticas Públicas, Segurança Alimentar
10/04/2014
Máquinas para o setor canavieiro movidas a etanol: por que não?

Os empresários do setor sucroenergético defendem amplamente o bioetanol como “energia limpa e sustentável”, sobretudo se comparado à gasolina e outros combustíveis fósseis. O que justificaria, então, o uso de diesel para mover as máquinas agrícolas utilizadas no cultivo da cana-de-açúcar?

Assunto(s):Cana-de-Açúcar
19/12/2013
Cana migra para o Centro-Oeste e pode substituir culturas alimentares

O estado de São Paulo, atualmente o maior produtor de cana-de-açúcar no país, já não possui terras suficientes para cultivo. A solução encontrada pelas usinas e produtores foi a migração para a região Centro-Oeste, que pode estar provocando redução de áreas destinadas a culturas alimentares, como arroz e feijão, além de deslocamentos da pecuária bovina para outras regiões do Brasil. As informações são da tese de Vivian Helena Capacle Correa, doutora em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Pesquisa, Segurança Alimentar
06/10/2013
Cana migra e vira terreno fértil para problemas socioambientais

Cientistas ligados ao Projeto AlcScens alertam que, a despeito das vantagens econômicas imediatas, a expansão da cana-de-açúcar para o Centro-Oeste do país gera problemas sociais e ambientais que devem se agravar em razão das mudanças climáticas. A disputa por recursos hídricos, o impacto na segurança alimentar, a desvalorização da terra, o advento de novas formas de subemprego e o desmatamento da Amazônia, já que a produção de gado está migrando para o Norte, são alguns dos problemas apontados em cenário projetado pelos pesquisadores. O AlcScens, que é coordenado por Jurandir Zullo Jr., e envolve 26 pesquisadores.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Biocombustíveis, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa, Políticas Públicas, Saúde, Segurança Alimentar, Sucro-Alcooleira
06/09/2013
Menos ciência, mais poluição

Em artigo publicado na Nature Reviews Cancer, pesquisadores da USP divulgam mapa da distribuição de poluentes no mundo e mostram que os países com piores índices de qualidade do ar são os que têm menor produção científica sobre o tema

19/03/2013
Desafios da pesquisa ambiental

Em aula inaugural do Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade da Unicamp, diretor científico da FAPESP exorta pesquisadores a elevar nível de originalidade e sofisticação das pesquisas

Assunto(s):Meio-Ambiente
01/02/2013
Preparadas para o calor

Plantas que resistiram ao aumento das temperaturas ocorrido há milhões de anos estariam preparadas para sobreviver ao aquecimento global.

Assunto(s):Meio-Ambiente
06/08/2012
As instituições e o futuro da energia

As instituições têm um papel decisivo na configuração do futuro da energia. Este texto discute o papel das políticas energéticas dos diversos Estados nacionais na evolução do cenário energético no médio (2030) e no longo (2050) prazos.

Assunto(s):Políticas Públicas
06/07/2012
Workshop do Projeto Agrodatamine

No próximo dia 13 de julho, sexta-feira, de 8h30 até 17h, teremos o Workshop do Projeto Agrodatamine, um dos projetos parceiros do AlcScens, no auditório da Embrapa Informática.

10/05/2012
Multicentros

Há uma tendência que imprime um sentido ao desenvolvimento e evolução do conhecimento que se constitui num traço epistemológico característico do mundo contemporâneo: a formação de novas áreas de conhecimento por agregação do conhecimento de áreas já cons

Assunto(s):Divulgação Científica
29/03/2012
USP contribui para discussões na RIO+20

Universidade lançará livro, edição especial de revista e site com trabalhos de mestrado e doutorado sobre temas vinculados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

10/03/2012
Rio de 10 em 10

Em julho de 1972, a Conferência de Estocolmo viria a acrescentar, definitivamente, às questões prioritárias discutidas pela ONU, criada em 1945, – a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento com igualdade – o tema da segurança ecológica.

Assunto(s):Meio-Ambiente
26/10/2011
FAPESP expande pesquisas sobre mudanças climáticas

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), que já investiu US$ 30 milhões em projetos de pesquisa com duração de até seisanos, pretende ampliar de 40 para até 60 projetos apoiados até março de 2012.

Assunto(s):Meio-Ambiente
30/09/2011
Oportunidade para Iniciação Científica

O Projeto Temático Alcscens, financiado pela FAPESP, tem uma oportunidade aberta para o desenvolvimento de pesquisa, em nível de iniciação científica, nas atividades de análise e implementação de sistemas computacionais utilizados no projeto.

08/07/2011
Oportunidades de bolsas

Bolsa de PD em Temático no Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais

Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014