cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Sobre o Projeto

Impactos Principais




De modo geral, acredita-se que os cenários de produção de álcool combustíveis e a identificação dos impactos associados a eles permitirão avaliar a capacidade ou potencial de adaptação do agronegócio nacional às mudanças climáticas visando, com isso, auxiliar a definição de políticas públicas que viabilizem esta adaptação.

De forma específica, pretende-se que os resultados produzidos pelo Projeto influenciem de forma decisiva o estabelecimento de políticas públicas para os vários setores envolvidos na produção de etanol no Brasil, orientando os investimentos públicos e privados a serem realizados nos próximos anos frente à grande possibilidade de alteração das condições climáticas atuais. E que este desenvolvimento seja duradouro, sustentável e feito visando a melhoria das condições socioeconômicas do país como um todo, não priorizando setores específicos em detrimento de outros, considerando, também, os aspectos ambientais, humanos e tecnológicos relacionados com ele. Os resultados a serem obtidos deverão colaborar para a redução do risco de insegurança alimentar e nutricional que poderá advir com uma expansão desordenada da cana-de-açúcar no país.

A divulgação científica terá um papel fundamental neste contexto devido à complexidade do tema das mudanças climáticas, ao envolvimento necessário da população nas ações de adaptação e mitigação a serem tomadas e nas relações com os agentes e definidores das políticas públicas e privadas de desenvolvimento. Trata-se de um grande desafio para a humanidade, pois terá que agir de forma conjunta, a curto prazo, mudando seus modos de agir muito bem estabelecidos, para que os benefícios ocorram a longo prazo e, talvez, nem sejam usufruídos pela geração atual. Isto é mais importante ainda no Brasil, que nunca teve a tradição de planejar suas atividades, principalmente as de caráter preventivo, agindo sempre em reação às situações que surgem ao longo do tempo. No caso das mudanças climáticas, a postura passiva poderá trazer consequências sérias para a sociedade, principalmente para um país como o Brasil que ainda está em desenvolvimento e tem atividades econômicas importantes, como a agropecuária, muito relacionadas com as condições ambientais.

A formação de recursos humanos de alta qualidade, com experiência em temas relacionados diretamente às mudanças climáticas, é outro impacto relevante do Projeto, principalmente, se for considerada a carência deles no mercado de trabalho e a possibilidade de atuação em instituições de ensino e pesquisa.

Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014