cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias


20/03/2013

O virtual ajudando os encontros presenciais

Marcos Rogério Pereira

  • Tamanho da Fonte:
  • Diminuir fonte
  • Fonte normal
  • Aumentar fonte

Santa Helena de Goiás, situada no sudoeste do estado e mais ou menos a 200 quilômetros de Goiânia, ficou conhecida ao longo das décadas de 60, 70 e 80 como a capital brasileira do algodão. A região concentrava a maior parte da produção agropecuária do estado de Goiás. A partir de meados dos anos 2000, algumas das terras mais férteis do sudoeste goiano começaram a dar lugar ao cultivo da cana-de-açúcar, em substituição de algumas culturas tradicionais da região.





A santa-helenense Divina Aparecida Leonel Lunas Lima, professora da Universidade Estadual de Goiás, esteve na Unicamp, no dia 18 de março, e ministrou uma palestra sobre o desenvolvimento da cana-de-açúcar em Goiás e na região Centro-Oeste do Brasil, para o grupo de pesquisa em mudanças climáticas AlcScens.



A partir de um robusto estudo analisando a estrutura e expansão da agroindústria canavieira no sudoeste goiano, ela falou sobre o avanço das lavouras de cana-de-açúcar no centro-oeste nos últimos anos, destacando os principais impactos no uso das terras em algumas culturas selecionadas (algodão, arroz, feijão, milho, soja e sorgo), destacou aspectos produtivos do estado de Goiás, apresentou dados consolidados do setor sucroalcooleiro e discutiu sobre os movimentos de novos grupos empresariais nacionais e internacionais na região. Seguindo adiante, destacou a crise que afeta o setor canavieiro. Como reflexo, apontou a redução de novos investimentos, o fechamento de usinas tradicionais e o agravamento de problemas sociais na região.



Este encontro presencial surgiu a partir do convite realizado pelo pesquisador Jurandir Zullo Jr., coordenador do AlcScens, para a professora Divina Lunas, que publicou recentemente um post na página do projeto no Facebook e compartilhou o link do artigo científico: "A evolução da produção de cana-de-açúcar e o impacto no uso do solo no Estado de Goiás".



Dentro deste contexto, destaca-se uma das propostas de divulgação das atividades da equipe científica do AlcScens que consiste no compartilhamento das informações na internet, mídias e redes sociais cujo objetivo é suscitar novas formas de comunicação e disseminação do conhecimento.

Para saber mais sobre o trabalho da professora Divina Lunas, acesse:

Artigo: A evolução da produção de cana-de-açúcar e o impacto no uso do solo no estado de Goiás

Tese: Estrutura e expansão da agroindústria canaveira no Sudoeste Goiano: impactos no uso do solo e na estrutura fundiária a partir de 1990

Redes Sociais






AlcScens - Geração de Cenários de Produção de Álcool como Apoio para a Formulação de Políticas Públicas Aplicadas à Adaptação do Setor Sucroalcooleiro Nacional às Mudanças Climáticas


Fonte:AlcScens



comments powered by Disqus
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014