cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias

09/12/2014
Caranguejada de risco

Poluição sem controle e de origem incerta está modificando o equilíbrio ecológico dos manguezais paulistas. Estudo da Unesp revela essas regiões, que servem de berçários para peixes e crustáceos, estão contaminadas com metais pesados.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Pesquisa
06/06/2014
Sem florestas, gasta-se mais

O desmate da vegetação que recobre as bacias hidrográficas altera o ciclo de chuvas, prejudica a recarga de aquíferos subterrâneos, consequentemente reduz os recursos hídricos disponíveis para o abastecimento humano e tem forte impacto sobre a qualidade da água, encarecendo em cerca de 100 vezes o tratamento necessário para torná-la potável.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa
28/04/2014
Insegurança alimentar afeta pequeno agricultor

Os agricultores familiares ainda respondem por cerca de 70% da produção de alimentos para consumo interno no Brasil, mas uma boa parcela deles próprios está comendo mal e sofrendo de insegurança alimentar. É o que mostra a nutricionista e epidemiologista Verônica Gronau Luz na tese de doutorado em saúde coletiva orientada pelo professor Heleno Rodrigues Corrêa Filho, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp

Assunto(s):Agricultura, Agroecologia, Biocombustíveis, Pesquisa, Políticas Públicas, Segurança Alimentar
19/12/2013
Cana migra para o Centro-Oeste e pode substituir culturas alimentares

O estado de São Paulo, atualmente o maior produtor de cana-de-açúcar no país, já não possui terras suficientes para cultivo. A solução encontrada pelas usinas e produtores foi a migração para a região Centro-Oeste, que pode estar provocando redução de áreas destinadas a culturas alimentares, como arroz e feijão, além de deslocamentos da pecuária bovina para outras regiões do Brasil. As informações são da tese de Vivian Helena Capacle Correa, doutora em economia pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Pesquisa, Segurança Alimentar
06/10/2013
Cana migra e vira terreno fértil para problemas socioambientais

Cientistas ligados ao Projeto AlcScens alertam que, a despeito das vantagens econômicas imediatas, a expansão da cana-de-açúcar para o Centro-Oeste do país gera problemas sociais e ambientais que devem se agravar em razão das mudanças climáticas. A disputa por recursos hídricos, o impacto na segurança alimentar, a desvalorização da terra, o advento de novas formas de subemprego e o desmatamento da Amazônia, já que a produção de gado está migrando para o Norte, são alguns dos problemas apontados em cenário projetado pelos pesquisadores. O AlcScens, que é coordenado por Jurandir Zullo Jr., e envolve 26 pesquisadores.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Biocombustíveis, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa, Políticas Públicas, Saúde, Segurança Alimentar, Sucro-Alcooleira
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014