Pesquisadores

Maria Rita Donalisio Cordeiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e pós-doutorado na Universidade de Kansas na área de ecologia de doenças infecciosas. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia de Doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças respiratórias, endemias rurais, vigilância epidemiológica, aids, dengue e método epidemiológico.

Órgão: FCM/UNICAMP
E-mail: donalisi@fcm.unicamp.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768221T6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #6

Avaliar a relação entre a expansão da cultura da cana-de-açúcar e o impacto sobre as populações urbana e rural

A população é parte integrante de vários aspectos e processos enfocados no Projeto, influenciando, por exemplo, o desempenho dos setores produtivos de acordo com a oferta de mão-de-obra; a disponibilidade de terras para expansão em função do tamanho das áreas urbanas e da manutenção da segurança alimentar e nutricional; a definição do tamanho, distribuição, localização e perfil dos mercados consumidores (inclusive a preocupação efetiva deles com as questões ambientais); o nível de conscientização e a disposição para aceitar e influenciar o estabelecimento de políticas públicas na área ambiental. O aumento da mecanização da cultura canavieira e o arrendamento de terras pelas usinas de açúcar e álcool para produção de cana-de-açúcar, por exemplo, são fatores que têm sido favoráveis à redução da população residente no campo e pequenas cidades e ao consequente inchamento das cidades de médio e grande porte, com agravamento dos problemas de infra-estrutura observados atualmente nas zonas urbanas. Logo, é imprescindível analisar a dinâmica demográfica em conjunto com os fatores que se relacionam diretamente com a produção de açúcar e álcool, tais como agrícolas, industriais, políticos, ambientais, tecnológicos e econômicos.