Pesquisadores

Rosana Aparecida Baeninger

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1984), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Sociais - Área de Concentração Estudos de População - pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é Professora no Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação/UNICAMP no período de junho de 2009 a junho de 2013. Pesquisadora do NEPO-UNICAMP, desde 1984. Coordenadora do NEPO-UNICAMP de agosto de 2006 a junho de 2009. Coordenadora Ajunta da CAPES na área de Planejamento Urbano/Demografia (2008-2010). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, período de 2000 a 2006. Secretária Geral da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) - gestão 2005-2006. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq . Área Temática: Migração (interna e internacional), Urbanização, Redistribuição da População.

Órgão: IFCH & NEPO/UNICAMP
Telefone: (19)3521-5913
E-mail: baeninger@nepo.unicamp.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786027Z4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #6

Avaliar a relação entre a expansão da cultura da cana-de-açúcar e o impacto sobre as populações urbana e rural

A população é parte integrante de vários aspectos e processos enfocados no Projeto, influenciando, por exemplo, o desempenho dos setores produtivos de acordo com a oferta de mão-de-obra; a disponibilidade de terras para expansão em função do tamanho das áreas urbanas e da manutenção da segurança alimentar e nutricional; a definição do tamanho, distribuição, localização e perfil dos mercados consumidores (inclusive a preocupação efetiva deles com as questões ambientais); o nível de conscientização e a disposição para aceitar e influenciar o estabelecimento de políticas públicas na área ambiental. O aumento da mecanização da cultura canavieira e o arrendamento de terras pelas usinas de açúcar e álcool para produção de cana-de-açúcar, por exemplo, são fatores que têm sido favoráveis à redução da população residente no campo e pequenas cidades e ao consequente inchamento das cidades de médio e grande porte, com agravamento dos problemas de infra-estrutura observados atualmente nas zonas urbanas. Logo, é imprescindível analisar a dinâmica demográfica em conjunto com os fatores que se relacionam diretamente com a produção de açúcar e álcool, tais como agrícolas, industriais, políticos, ambientais, tecnológicos e econômicos.

Trabalhos Publicados

Artigos Migração, Migrações