Peter Alexander Bleinroth Schulz

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Física - Universidad Autonoma de Madrid (1989). Pós doutorado no Instituo Max Planck de Física do Estado Sólido em Stuttgart (1990-1992). Atualmente é professor associado (ms 5) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Físicada Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de baixa dimensionalidade e suas propriedades de transporte eletrônico. Mais recentemente tem se dedicado a atividades de divulgação científica, em especial sobre nanociência, e de monitoramento da atividade científica (cienciometria). É curador da exposição "Tão longe tão perto", sobre telecomunicações e sociedade, realizada em Brasília (2009) e São Paulo (2010). Desde maio de 2009 é diretor associado "pró tempore" da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP.

Órgão: IFGW & FCA/UNICAMP
Telefone: (19)3788-5493
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797873T6

Definição de políticas públicas relacionadas à expansão da produção de álcool combustível no Brasil, devido ao interesse de mitigação das emissões dos gases de efeito estufa (GEE), considerando a necessidade de adaptação da agricultura nacional às mu

O apoio à definição de políticas públicas visando adaptar a agricultura nacional às mudanças climáticas e, se possível, mitigar as emissões dos gases de efeito estufa, será um objetivo constante das atividades do Projeto, pois não há ações efetivas neste tema sem um envolvimento direto da população. Na prática, acredita-se, até o momento, que a sociedade atual deverá repensar e modificar vários hábitos e costumes que lhe são muito caros e estão bem instalados e aceitos. E isto não é fácil, principalmente, se for considerado que o efeito destas modificações poderão beneficiar mais as próximas gerações que a atual. A transformação de resultados de pesquisa científica em política pública é sempre um grande desafio e, neste caso, será mais ainda por causa da complexidade do tema, das incertezas que ainda existem sobre ele e do caráter inusitado para a sociedade atual que é planejar o futuro de outras gerações. Por essa razão, será preciso entender devidamente a complexidade envolvida no tema das mudanças climáticas para que seja possível formular políticas públicas a partir dos resultados obtidos no Projeto. Se não houver essa preocupação destacada e considerada desde o início dos trabalhos, poderá haver uma dificuldade muito grande em utilizar os resultados obtidos de forma efetiva.

O silêncio de um solista na polifonia cotidiana