André Tosi Furtado

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

É professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Univesidade de Paris I em 1977. Concluiu o mestrado em 1980 e o doutorado em Economia em 1983 pela mesma Universidade. Atua na área de ciência e tecnologia no processo de desenvolvimento. Realiza pesquisas nos temas avaliação de programas tecnológicos e capacidades inovativas de empresas brasileiras. Concluiu a orientação de 11 dissertações de mestrado e de 3 teses de doutorado. Ministra, no curso de graduação de ciências da terra, a disciplina geografia das industrias e, na pós-graduação do programa de política científica e tecnológica, as disciplinas introdução à política científica e tecnológica e ciência, tecnologia e desenvolvimento.

Órgão: IG/UNICAMP
E-mail: furtado@ige.unicamp.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780765T8

Avaliar o impacto das políticas de inovação para o atendimento das demandas futuras do etanol e na adaptação da agricultura brasileira às mudanças climáticas

O dinamismo do sistema setorial de inovação constituído em torno da agroindústria do açúcar e do álcool será decisivo para garantir as metas de expansão da produção de etanol dentro de um contexto de adaptação às mudanças climáticas. Entre os grandes desafios colocados para esse sistema de inovação está a questão do deslocamento da cultura da cana para as regiões Central e Norte do País. A adaptação da agricultura às novas condições climáticas será vital para que o Brasil possa manter sua posição atual de grande produtor e exportador de produtos agrícolas e, no caso específico do etanol, atender as demandas projetadas para o futuro. Políticas deverão ser empreendidas desde logo para garantir os resultados almejados em termos de produtividade. Os custos dessas ações terão que ser cotejados com os benefícios possíveis advindos dessas políticas. Segundo o IPCC, estimativas consistentes de custos e benefícios de medidas adaptativas ainda são pouco conhecidas e são fundamentais neste Projeto. Entre as medidas adaptativas contempladas cita-se:
i. Adequação das datas de plantio e das variedades vegetais;
ii. Realocação espacial das culturas;
iii. Melhora do manejo agrícola; e
iv. Prevenção da erosão por meio da silvicultura.
O objetivo principal, nesse caso, é avaliar como a tecnologia e a inovação podem contribuir para a adaptação da agricultura brasileira ao novo contexto climático que se afigura no século atual. Os objetivos associados são os seguintes:
i. Estimar quais os possíveis custos e benefícios da mudança tecnológica para reduzir os impactos negativos dos cenários do IPCC na produção agrícola brasileira de culturas selecionadas;
ii. Elaborar políticas de ciência, tecnologia e inovação que sustentarão essas mudanças tecnológicas. O Projeto deve contribuir para o maior conhecimento de como a variável tecnológica pode influir na definição dos impactos produtivos e sócio-econômicos das mudanças climáticas no desempenho da agricultura brasileira. A tecnologia pode piorar ou melhorar o impacto das mudanças climáticas sobre a sociedade e a economia. Esses conhecimentos serão úteis para a construção de cenários para a agricultura

Trabalhos Publicados

Artigos The Brazilian sugarcane innovation system
Andre Tosi Furtado, Mirna Ivonne Gaya Scandiffio, Luis Augusto Barbosa Cortez

Artigos Rede Tecno-Econômica mobilizada para a geração de inovações em agrometeorologia: o caso do sistema Agritempo
BAMBINI, M.D., FURTADO, A.T.

Artigos Redes observação e a evolução tecnológica contribuindo para o desenvolvimento de modelos matemáticos na meteorologia no século XX
Bambini, M.D. Furtado, A.T.

Livros & Capítulos Diretrizes para uma política do Estado de São Paulo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Etanol
André Tosi Furtado, Luís Augusto Barbosa Cortez, Maria das Graças de Almeida Felipe, Raffaela Rosseto, Paulo Sérgio Graziano Magalhães, Manoel Regis Lima Verde Leal

Artigos The adaptation of sugarcane to climate changes: observations about the brazilian breeding
Silvia Angélica D. de Carvalho, André T. Furtado