cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Ecossistema


Designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos (com vida) e abióticos (sem vida) que atuam simultaneamente sobre determinada região. A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera. São considerados ecossistemas as florestas, os lagos, manguezais, a caatinga, o cerrado e a Amazônia, por exemplo.




Efeito estufa


Evento atmosférico decorrente da absorção da radiação solar, por gases presentes na atmosfera, resultando no aquecimento da superfície da Terra. Os gases de efeito estufa ou GEE (Anexo A do Protocolo de Quioto) absorvem a radiação solar refletida pela superfície do planeta, retendo ainda mais o calor na atmosfera e, consequentemente, elevando a temperatura (potencializam o efeito de aquecimento). O efeito estufa, com os GEEs em seus níveis normais, é imprescíndivel para a vida na Terra. Entretanto, o aumento deste efeito, desestabilizando o equilíbrio energético do planeta, gera o fenômeno do aquecimento global.




Eficiência energética


Aproveitamento das mais diversas formas de energia que promove a racionalização do consumo de energia elétrica, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono. A eficiência energética pode ser adotada desde a fabricação até a comercialização e o consumo de produtos de forma mais eficiente, estimulando o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.




Energia renovável


Energia obtida de fontes naturais capazes de se regenerar e, portanto, virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. As energias renováveis são consideradas como alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade presente e futura garantida – diferentemente diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação –, como pelo seu menor impacto ambiental. São exemplos de energias renováveis: solar, eólica, hidráulica, maremotriz (dos mares e oceanos), geotérmica (da Terra), azul (água salobra), das ondas e biomassa (de matéria orgânica).




Etanol


O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.



Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014