cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Clima


Conjunto de estados de tempo meteorológico que caracteriza uma determinada região durante um período de tempo cronológico, incluindo o comportamento habitual e as flutuações. O clima é o resultado das complexas relações entre a atmosfera, geosfera, hidrosfera, criosfera e biosfera. Trata-se de uma descrição do estado do sistema climático em longos períodos (que podem variar de meses a milhões de anos), enquanto o tempo (tempo meteorológico), se diferencia ao descrever períodos curtos do estado da atmosfera (horas e dias). Segundo a Organização Metereológica Mundial, o período normal de descrição do clima é de trinta anos.




Comunicação Científica


A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou à elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes.


A comunicação científica comporta pelo menos dois níveis, designados como comunicação intrapares e extrapares. Nos dois casos, embora o público esteja constituído por especialistas, há diferenças entre eles no que respeita à sua relação direta com o tema / assunto ou com a área de conhecimento.


A comunicação intrapares compreende a circulação de informações científicas, tecnológicas e de inovação entre especialistas de um campo ou de campos conexos. A comunicação extrapares diz respeito ao mesmo processo, mas tem como público-alvo especialistas que não se situam, por formação ou atuação específica, na área que é objeto da disseminação.


BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761




Cultura científica


O conjunto de fatores, eventos e ações do homem nos processos sociais voltados para a produção, a difusão, o ensino e a divulgação do conhecimento científico constitui as condições para o desenvolvimento de um tipo particular de cultura, de ampla generalidade no mundo contemporâneo, a que se pode chamar cultura científica. (Vogt, 2003)

Fonte: VOGT, Carlos. A Espiral da Cultura Científica e o Bem Estar Cultural. I GECOM
Encontro Gestão de Comunicação da USP.

Disponível em: http://www.scs.usp.br/wp-content/uploads/apr_carlos_vogt.pdf

"Alguns especialistas enfatizam a cultura científica em termos de desenvolvimento cultural dos cidadãos; outros vêem a cultura científica como pré-requisito para o desenvolvimento econômico e para a inovação, e há os que destacam os aspectos sociais da cultura científica, que proporcionam às pessoas o entendimento das bases científicas da sociedade moderna para que elas possam desempenhar um papel ativo nos debates sociais".

GODIN, Benoît e GINGRAS, Yves (tradução nossa)

Fonte: What is scientific and technological culture and how is it measured? A multidimensional model. Public Understanding of Science, 2000.

Disponível em http://pus.sagepub.com/content/9/1/43 (texto original em inglês)



Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014