Clima
Conjunto de estados de tempo meteorológico que caracteriza uma determinada região durante um período de tempo cronológico, incluindo o comportamento habitual e as flutuações. O clima é o resultado das complexas relações entre a atmosfera, geosfera, hidrosfera, criosfera e biosfera. Trata-se de uma descrição do estado do sistema climático em longos períodos (que podem variar de meses a milhões de anos), enquanto o tempo (tempo meteorológico), se diferencia ao descrever períodos curtos do estado da atmosfera (horas e dias). Segundo a Organização Metereológica Mundial, o período normal de descrição do clima é de trinta anos.
Comunicação Científica
A comunicação científica visa, basicamente, à disseminação de informações especializadas entre os pares, com o intuito de tornar conhecidos, na comunidade científica, os avanços obtidos (resultados de pesquisas, relatos de experiências, etc.) em áreas específicas ou à elaboração de novas teorias ou refinamento das existentes.
A comunicação científica comporta pelo menos dois níveis, designados como comunicação intrapares e extrapares. Nos dois casos, embora o público esteja constituído por especialistas, há diferenças entre eles no que respeita à sua relação direta com o tema / assunto ou com a área de conhecimento.
A comunicação intrapares compreende a circulação de informações científicas, tecnológicas e de inovação entre especialistas de um campo ou de campos conexos. A comunicação extrapares diz respeito ao mesmo processo, mas tem como público-alvo especialistas que não se situam, por formação ou atuação específica, na área que é objeto da disseminação.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585/6761
Cultura científica
O conjunto de fatores, eventos e ações do homem nos processos sociais voltados para a produção, a difusão, o ensino e a divulgação do conhecimento científico constitui as condições para o desenvolvimento de um tipo particular de cultura, de ampla generalidade no mundo contemporâneo, a que se pode chamar cultura científica. (Vogt, 2003)
Fonte: VOGT, Carlos. A Espiral da Cultura Científica e o Bem Estar Cultural. I GECOM
Encontro Gestão de Comunicação da USP.
Disponível em: http://www.scs.usp.br/wp-content/uploads/apr_carlos_vogt.pdf
"Alguns especialistas enfatizam a cultura científica em termos de desenvolvimento cultural dos cidadãos; outros vêem a cultura científica como pré-requisito para o desenvolvimento econômico e para a inovação, e há os que destacam os aspectos sociais da cultura científica, que proporcionam às pessoas o entendimento das bases científicas da sociedade moderna para que elas possam desempenhar um papel ativo nos debates sociais".
GODIN, Benoît e GINGRAS, Yves (tradução nossa)
Fonte: What is scientific and technological culture and how is it measured? A multidimensional model. Public Understanding of Science, 2000.
Disponível em http://pus.sagepub.com/content/9/1/43 (texto original em inglês)