cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Pesquisadores



Cristiane Pereira Dias


Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Nudecri/Unicamp e professora credenciada no Curso de Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/IEL) e no Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC - LABJOR/IEL). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. Desenvolve pesquisa sobre linguagem no espaço digital, espaço urbano, refletindo sobre a questão do sujeito e da produção de identidade no mundo contemporâneo.


He has a degree in Linguistics from the University of Campinas (2004) and a master degree in Literature at the Federal University of Santa Maria (2000). Currently, and researcher at the Laboratory of Urban Studies - Nudecri/Unicamp and professor accredited in Specialisation Course in Scientific Journalism (LABJOR/IEL) and the Master's Degree in Scientific and Cultural Dissemination (MDCC - LABJOR/IEL). Has experience in the area of Language, with emphasis on Analysis of the Discourse, working mainly in the area of digital speech and new technologies in language. Develops research on language in the digital space, urban space, reflecting on the question of the subject and the production of identity in the modern world.


Órgão: LABEURB/UNICAMP
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809Z0


Objetivos Específicos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #9

Analisar o modo de circulação da divulgação científica por meio de políticas públicas vigentes


Analisar o que há disponível de modo institucionalizado em termos de divulgação científica sobre as mudanças climáticas promovidas no interior de políticas públicas nacionais e internacionais (sobretudo Unesco) será um dos alicerces do Projeto visando a uma leitura crítica da presença do conhecimento já configurado enquanto subsídio para políticas institucionais. Essa leitura permitirá compreender algumas das razões da dificuldade de implementação e inteligibilidade das propostas em dois universos: público acadêmico e público geral. Essa compreensão subsidiará a produção de divulgação científica a ser realizada pelo Projeto e, sobretudo, a configuração de políticas públicas nacionais que visem a divulgação científica como um de seus instrumentos. A Unicamp, através do Cepagri, tem uma experiência importante no Programa de Zoneamento de Riscos Climáticos, que é um programa oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que norteia, desde 1996, as concessões de crédito e seguro agrícola aos produtores rurais. Este programa tem uma base científica muito bem desenvolvida, consistente e consolidada e surgiu da necessidade real de reduzir as perdas na agricultura nacional provocadas por eventos climáticos, que eram muito elevadas no Brasil até o início da década de 90. Trata-se de um exemplo bem ilustrativo da formulação de política pública com base em critérios técnicos e que é utilizada com sucesso há vários anos seguidos. Esta experiência será de grande utilidade para alcançar os objetivos pretendidos neste item.



Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014