Pesquisadores

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

Bacharel em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1991), concluiu seu mestrado e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente nos anos de 1995 e 2000. Desde 1996, exerce suas atividades científico-acadêmicas no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP), na carreira de Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - Carreira Pq, antiga carreira TPCT, onde foi coordenadora adjunta de 1999 a 2006. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: análise de discurso, saber urbano e linguagem, ensino, história das idéias lingüísticas e divulgação científica. É docente credenciada como professor pleno no programa de pós-graduação em Lingüística do IEL/Unicamp, na área de História das Idéias Lingüísticas. Foi assessora acadêmica da Coordenadoria Geral dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN/REITORIA) no período de maio de 2005 a maio de 2009 e é, atualmente, coordenadora do NUDECRI (06/2010 - 06/2012).

Órgão: LABEURB/UNICAMP
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798672E5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #9

Analisar o modo de circulação da divulgação científica por meio de políticas públicas vigentes

Analisar o que há disponível de modo institucionalizado em termos de divulgação científica sobre as mudanças climáticas promovidas no interior de políticas públicas nacionais e internacionais (sobretudo Unesco) será um dos alicerces do Projeto visando a uma leitura crítica da presença do conhecimento já configurado enquanto subsídio para políticas institucionais. Essa leitura permitirá compreender algumas das razões da dificuldade de implementação e inteligibilidade das propostas em dois universos: público acadêmico e público geral. Essa compreensão subsidiará a produção de divulgação científica a ser realizada pelo Projeto e, sobretudo, a configuração de políticas públicas nacionais que visem a divulgação científica como um de seus instrumentos. A Unicamp, através do Cepagri, tem uma experiência importante no Programa de Zoneamento de Riscos Climáticos, que é um programa oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que norteia, desde 1996, as concessões de crédito e seguro agrícola aos produtores rurais. Este programa tem uma base científica muito bem desenvolvida, consistente e consolidada e surgiu da necessidade real de reduzir as perdas na agricultura nacional provocadas por eventos climáticos, que eram muito elevadas no Brasil até o início da década de 90. Trata-se de um exemplo bem ilustrativo da formulação de política pública com base em critérios técnicos e que é utilizada com sucesso há vários anos seguidos. Esta experiência será de grande utilidade para alcançar os objetivos pretendidos neste item.