04/04/2012

Embrapa promove evento sobre técnicas e sensores de última geração para mapeamento da agricultura

Graziella Galinari

29/03/2012 - O projeto AgSpec, que prevê a utilização de técnicas e sensores de última geração para o mapeamento da agricultura, realizou essa semana seu primeiro workshop. O evento, realizado na Embrapa Monitoramento por Satélite, reuniu pesquisadores de outras seis Unidades e de instituições parceiras e abordou temas como cenários agrícolas, geotecnologias para monitoramento de culturas, espectroscopia de reflectância no mapeamento de solos e os VANTs, Veículos Aéreos Não Tripulados. Aprovado sob coordenação do pesquisador Luiz Eduardo Vicente, o projeto visa utilizar o sensoriamento remoto para, por exemplo, mapear propriedades do solo e identificar variedades de soja, pragas e doenças.

Para isso, serão integradas técnicas de espectroscopia de reflectância com dados de diferentes satélites imageadores, aerotransportados e orbitais. A expectativa é aprimorar métodos de fácil operação, adaptados ao contexto brasileiro e com aplicação direta no mapeamento de grandes áreas. Entre os objetivos do projeto está a montagem de bibliotecas espectrais de solo, soja e alvos estratégicos da agricultura tropical.

De acordo com Vicente, essa tecnologia tem impacto fundamental na redução de custos de pesquisa e produção agrícola. “A identificação de variedades de plantas e da condição fitossanitária dos cultivos vai favorecer, por exemplo, a avaliação dos custos econômicos e ambientais referentes ao uso de defensivos e a correções do solo visando o aumento da produtividade”, explica.

O workshop serviu para delinear linhas de trabalho, cronogramas e interações técnico-científicas. Além da participação da Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Instrumentação, Embrapa Soja e Embrapa Solos, o evento teve a presença de pesquisadores do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das instituições de pesquisa norte-americanas US Geological Survey (USGS) e Desert Research Institute (DRI).

Fonte:Embrapa