cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias


14/12/2011

Cana fecha 2011 com menor produtividade em 24 anos



  • Tamanho da Fonte:
  • Diminuir fonte
  • Fonte normal
  • Aumentar fonte

Clima desfavorável e baixo investimento nos canaviais derrubaram volume produzido por hectare no centro-sul.

A principal região produtora de cana do país amargou, em 2011, a menor produtividade dos últimos 24 anos.

Na safra 2011/12, o centro-sul produziu 69 toneladas de cana por hectare, menos 18% em relação à média histórica, de 84 toneladas por hectare, disse a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

No ano passado, o rendimento dos canaviais foi de 82 toneladas e, em anos de boa safra, como 1998, a produtividade ficou perto de 95 toneladas de cana por hectare.

Condições climáticas desfavoráveis e baixo investimento nas lavouras são os maiores responsáveis pelo baixo rendimento, segundo Luis Antonio Dias Paes, pesquisador do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).

A taxa de renovação dos canaviais ficou perto de 8% nesta safra, abaixo da média histórica, de 14%. Com isso, 52% da cana processada neste ano estava "velha", com mais de três anos, o que reduziu a produtividade.

Segundo Paes, um ano de envelhecimento dos canaviais representa dez toneladas de cana a menos por hectare.

O menor rendimento resultou em um volume de cana 10% menor nesta safra, que ficou em 488 milhões de toneladas, segundo dados coletados até o dia 1º.

A produção de álcool hidratado foi a mais sacrificada, com um recuo de 29%, resultando em um deficit no abastecimento e na migração do consumo para gasolina.

Menos quantidade de cana por hectare também significou maior gasto para as usinas. "Tivemos um aumento de 30% no custo de produção por conta do maior custo da cana", diz Antonio de Padua Rodrigues, diretor da Unica.

A falta de investimento no campo, influenciada pela crise de 2008, ainda prejudicará a próxima safra. A Unica estima, porém, um ganho de 2% na produtividade. Para o volume de cana, que influenciará diretamente os preços do álcool e do açúcar em 2012, a entidade não tem previsão.


Fonte:Folha de S.Paulo



comments powered by Disqus
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014