cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Vídeos



Zoneamento Agrícola Zoneamento agrícola e mudanças climáticas - Parte 1
Por Alcscens

27/08/2012
O Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura. É um conjunto de técnicas que define o que, onde, como e quando plantar. Define a data de plantio nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares e que apresenta 80% de chance de sucesso na agricultura. Dessa forma, reduzem-se os riscos provocados pelos eventos climáticos, chamados de generalizados, que são a chuva e a seca. Ou seja, o agricultor planta prevendo que 60 dias após o plantio não haverá excesso de chuva e nem seca. Além disso, é uma ferramenta tecnológica baseada em análise estatística, sistema geográfico de informações e informações agronômicas colocadas à disposição do agricultor.

O Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos começou a ser elaborado em 1996 a partir da análise de cinco culturas: arroz, feijão, milho, soja e trigo. A primeira foi a cultura do trigo, em fevereiro de 1996.

O zoneamento foi expandido regionalmente. Em 2002, o Ministério de Desenvolvimento Agrário, através da Emprapa, expandiu o zoneamento agrícola para outras culturas, de maneira que pudesse atingir as demandas dos pequenos agricultores. São um milhão e oitocentos mil pequenos agricultores diretamente assistidos pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário que utiliza o Zoneamento Agrícola. Os pequenos agricultores só recebem o crédito de algumas atividades do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como por exemplo, o Proagro e o Proagro Mais além da subvenção federal ao prêmio do seguro rural se observarem as recomendações desse pacote tecnológico. O primeiro item de classificação para o produtor obter crédito rural do governo é estar no zoneamento agrícola. Caso contrário, deverá procurar outro agente financeiro.

O zoneamento agrícola começou em 1996 a partir da analise de séries históricas realizadas desde os anos 1980. Dentro dessas séries já era possível verificar variações climáticas. No entanto, não podia falar em mudanças climáticas. Toda a variabilidade climática é considerada do zoneamento. A Emprapa possui 16 anos de zoneamento agrícola e mais de 30 anos de análises climáticas. Nos últimos anos 10 anos, foram verificadas muitas variações importantes que foram incorporadas ao zoneamento agrícola.

O zoneamento recebe revisão anual e é publicado na forma de portarias, no Diário Oficial da União e no site do MAPA. Atualmente, o zoneamentos agrícola de riscos climáticos já contempla 40 culturas, sendo 15 de ciclo anual  e 24 permanentes, além do zoneamento para o consórcio de milho com braquiária, alcançando 24 Unidades da Federação.

Referências: Embrapa e Mapa



Mais Vídeos


Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014