ePUB

Avaliação dos impactos das mudanças climáticas no zoneamento agrícola utilizando anomalias de temperatura e precipitação dos modelos HADCM3 e IPCM4

O trabalho teve o objetivo principal de aprimorar a metodologia utilizada para gerar cenários de impactos de mudanças climáticas no zoneamento agrícola do Brasil. A área de estudo foi o Estado de São Paulo e os modelos escolhidos foram o HADCM3 e o IPCM4. Foram empregadas anomalias de temperatura e/ou precipitação e as culturas anuais escolhidas foram arroz, feijão, milho, soja, sorgo, trigo e cevada. Foi desenvolvido um sistema de simulação que permitiu a geração de 25.488 mapas de risco colocados à disposição na internet. O desempenho das simulações foi distinto para os dois modelos climáticos utilizados, ressaltando a importância da escolha deles nos estudos de impactos das mudanças climáticas. As anomalias de temperatura do IPCM4 e as de precipitação do HADCM3 foram as que produziram as maiores reduções das áreas de baixo risco climático. A forma de incorporação das anomalias de precipitação nas simulações é uma contribuição do trabalho que pode ser útil em trabalhos futuros.

Download