Fernanda Cristina Martins Pestana

Bolsista Fapesp

Graduada no curso de licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica, financiadas pelo PIBIC-CNPq e pela FAPESP. Participou de projetos e grupos de pesquisa e extensão vinculados ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Unicamp. Atua também profissionalmente na área de design gráfico. Mestranda em Divulgação Científica e Cultural no Labjor-IEL-Unicamp. Faz parte também do grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações (CNPq).

Órgão: LABJOR/UNICAMP
Telefone: (19) 35212584
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4176529088156329

Melhorar e aprofundar a divulgação científica na área de mudanças climáticas

Este objetivo está diretamente relacionado a um dos quatro desafios principais existentes na área de mudanças climáticas que é o de melhorar e aprofundar o entendimento do assunto através do desenvolvimento de formas de divulgação, difusão e popularização do conhecimento científico sobre o mesmo. De modo específico, pretende-se gerar materiais audiovisuais para as imprensas geral e especializada, que possam contribuir para melhorar o entendimento do assunto e viabilizar o estabelecimento de contatos com a imprensa nacional e revistas especializadas sobre o assunto. Outro aspecto relevante relacionado a este tema é o de melhoria dos sistemas atuais de informações meteorológicas e climáticas aplicadas à agricultura. A Unicamp, através do Cepagri, tem grande experiência na prestação de serviços nas áreas de meteorologia e climatologia através da Internet. A página do Cepagri/Unicamp (http://www.cpa.unicamp.br) entrou em funcionamento em 16/05/1995, 15 dias antes da criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (em 31/05/1995), que marca o início da sua operação comercial no Brasil. Trata-se de um dos serviços mais antigos nas áreas de meteorologia e climatologia aplicadas à agricultura do hemisfério sul e que serviu de base para a criação do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo (http://www.agritempo.gov.br), juntamente com a Embrapa em 2003, que presta serviços a todos os estados do país. O grande desafio atual destes serviços está em conhecer melhor qual tem sido a utilização efetiva que os seus vários usuários (principalmente agricultores, gestores públicos e privados e técnicos) têm feito dos produtos colocados automática e gratuitamente à disposição na forma de mapas, gráficos, tabelas e textos de recomendação. Este entendimento da relação entre a geração e a utilização de dados e informações meteorológicas e climáticas é estratégico para extrair o máximo possível do grande potencial que a tecnologia de previsão de tempo e clima tem a oferecer para a agricultura, atualmente e no futuro. Trata-se de um demanda real existente no mundo inteiro, e não apenas no Brasil, de serviços semelhantes ao do Cepagri/Unicamp e Agritempo. Ressalta-se que, além da Internet, o Cepagri/Unicamp tem larga experiência, também, no atendimento ao público através de consultas pessoais, telefone, palestras e mídia em geral (rádio, jornal e televisão).