cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Pesquisadores



Daniela Barbosa da Silva Lins

Bolsista de Doutorado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e mestrado no Departamento de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais (Engenharia Civil) pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente cursa o programa de doutorado em "Ambiente e Sociedade" do Núcleo de Pesquisas e Estudos Ambientais NEPAM-UNICAMP desenvolvendo o projeto de doutorado entitulado "Cenários hierárquicos de mudanças climáticas na perspectiva da dinâmica evolutiva da paisagem" (inserido no projeto Alcscens - cpa.unicamp.br/alcscens). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Sensoriamento Remoto e Modelagem da Paisagem e Climática.


Órgão: CEPAGRI/UNICAMP
Telefone: (19) 3521-2460
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1438696352092600


Objetivos Específicos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #4

Aperfeiçoar os sistemas de previsão de safras da cultura da cana-de-açúcar, tornando-os mais objetivos e precisos


A previsão de safras agrícolas tem progredido gradativamente através da utilização de métodos e técnicas provenientes de várias áreas do conhecimento, tais como estatística, modelagem matemática, agrometeorologia, climatologia, geoprocessamento e agronomia, entre outras. Nenhuma área do conhecimento, em particular, tem condições de resolver este grande desafio individualmente. Assim como, nenhum modelo ou técnica de previsão deverá funcionar bem sempre, razão pela qual, do mesmo modo que aconteceu na meteorologia, o desenvolvimento contínuo e a utilização de várias técnicas de previsão deverá ser a forma encontrada para estimar safras agrícolas com a precisão e a antecipação necessárias para o planejamento das produções de cana e etanol. Há vários trabalhos em desenvolvimento atualmente na Unicamp baseados em séries temporais de imagens de satélites, modelagem agrometeorológica e técnicas de mineração de dados com a finalidade principal de aumentar a objetividade, a precisão e a antecipação da previsão de safra da cana-de-açúcar, que já é estratégica para o país e será ainda mais na adaptação do setor às mudanças climáticas. O conhecimento preciso da relação entre o clima e a produção da cana é um dos principais desafios na previsão de safras agrícolas, e de grande importância na adaptação às mudanças climáticas, razão pela qual foi definido este objetivo específico.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #7

Desenvolver metodologia para a geração de cenários de impactos de mudanças climáticas a partir da combinação de dados e informações de fontes e características distintas


A combinação de dados e informações com características distintas, provenientes de diversas fontes, será um dos grandes desafios para a elaboração de cenários a serem utilizados como base da formulação de políticas públicas destinadas à adaptação do país às mudanças climáticas. A metodologia a ser desenvolvida deverá fundamentar-se na experiência da Unicamp na participação de programas de políticas públicas na área agrícola, utilizando, principalmente, técnicas de geoprocessamento. O desenvolvimento desta metodologia de integração de dados e geração de cenários de impactos será a base para a interação entre as várias áreas do conhecimento envolvidas nos trabalhos, razão pela qual está sob a responsabilidade da coordenação do Projeto. Esta metodologia deverá ser uma construção coletiva e corresponderá a uma das principais contribuições do Projeto.



Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014