Pesquisadores

Aline Emi Naoe

Cursa pós-graduação lato sensu em Jornalismo Científico no Labjor/Unicamp. Atuou como redatora do estúdio de criação Spectrum Art Company em 2010. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru. Foi bolsista ITI-A do CNPq no projeto de divulgação científica "Toque da Ciência" em 2009 e bolsista da PROEX no mesmo projeto entre 2007 e 2008.

Órgão: LABJOR/NUDECRI
E-mail: alinenaoe@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2463838816354647

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #1

Aprofundar os estudos de impactos das mudanças climáticas na agricultura

A identificação da vulnerabilidade das culturas agrícolas às mudanças climáticas pode ser considerada o ponto de partida para o estabelecimento de políticas públicas destinadas à adaptação da agricultura nacional nas próximas décadas, pois a partir dela é possível construir cenários de impactos agregando-se outras informações relevantes (tais como ambientais, tecnológicas, demográficas e de segurança alimentar). Por essa razão, é fundamental que ela seja continuamente reavaliada e determinada com a melhor precisão que os modelos e técnicas de previsão permitirem. As avaliações feitas até então têm indicado uma grande vulnerabilidade dos sistemas de produção atuais de culturas importantes para o país e São Paulo, tais como o café e soja, e uma situação favorável para ampliação das áreas com menor risco climático para os plantios de cana-de-açúcar. Apesar da grande importância destes resultados, eles foram baseados em modelos relativamente simplificados de mudanças climáticas e com baixa resolução espacial, nem sempre considerando as especificidades do Brasil. Sendo assim, o Projeto pretende aprofundar as avaliações de impactos já realizadas, utilizando de três a cinco modelos de previsão de mudanças climáticas a serem escolhidos no transcorrer do Projeto, com base em critérios como resolução espacial, tipos de variáveis previstas, representatividade para o Brasil, horizonte de previsão e resolução temporal. Uma alternativa, neste caso, poderá ser o modelo climático a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Mudanças Climáticas da Fapesp. Ressalta-se que embora o foco do projeto seja a cultura da cana-de-açúcar, poderão ser avaliados, também, os impactos das mudanças climáticas nas culturas que podem ser afetadas por sua expansão (tais como café, laranja, pastagem, soja e milho) pelos seguintes motivos principais: ocupação de área que pode ser utilizada também pela cana ou perda de competitividade por questões econômicas ou climáticas (maior impacto das mudanças climáticas). Os resultados deste objetivo serão fundamentais para o atendimento do objetivo geral e para vários outros objetivos específicos do Projeto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #8

Melhorar e aprofundar a divulgação científica na área de mudanças climáticas

Este objetivo está diretamente relacionado a um dos quatro desafios principais existentes na área de mudanças climáticas que é o de melhorar e aprofundar o entendimento do assunto através do desenvolvimento de formas de divulgação, difusão e popularização do conhecimento científico sobre o mesmo. De modo específico, pretende-se gerar materiais audiovisuais para as imprensas geral e especializada, que possam contribuir para melhorar o entendimento do assunto e viabilizar o estabelecimento de contatos com a imprensa nacional e revistas especializadas sobre o assunto. Outro aspecto relevante relacionado a este tema é o de melhoria dos sistemas atuais de informações meteorológicas e climáticas aplicadas à agricultura. A Unicamp, através do Cepagri, tem grande experiência na prestação de serviços nas áreas de meteorologia e climatologia através da Internet. A página do Cepagri/Unicamp (http://www.cpa.unicamp.br) entrou em funcionamento em 16/05/1995, 15 dias antes da criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (em 31/05/1995), que marca o início da sua operação comercial no Brasil. Trata-se de um dos serviços mais antigos nas áreas de meteorologia e climatologia aplicadas à agricultura do hemisfério sul e que serviu de base para a criação do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo (http://www.agritempo.gov.br), juntamente com a Embrapa em 2003, que presta serviços a todos os estados do país. O grande desafio atual destes serviços está em conhecer melhor qual tem sido a utilização efetiva que os seus vários usuários (principalmente agricultores, gestores públicos e privados e técnicos) têm feito dos produtos colocados automática e gratuitamente à disposição na forma de mapas, gráficos, tabelas e textos de recomendação. Este entendimento da relação entre a geração e a utilização de dados e informações meteorológicas e climáticas é estratégico para extrair o máximo possível do grande potencial que a tecnologia de previsão de tempo e clima tem a oferecer para a agricultura, atualmente e no futuro. Trata-se de um demanda real existente no mundo inteiro, e não apenas no Brasil, de serviços semelhantes ao do Cepagri/Unicamp e Agritempo. Ressalta-se que, além da Internet, o Cepagri/Unicamp tem larga experiência, também, no atendimento ao público através de consultas pessoais, telefone, palestras e mídia em geral (rádio, jornal e televisão).