cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Pesquisadores



Luiz Gustavo Antonio de Souza


Doutor em Economia Aplicada pela Esalq-USP. Economista registrado no CORECON-SP, graduado em Ciências Econômicas pela UEL em 2008. Atua nas áreas de Inovação, Competitividade e Cadeias Agroindustriais. O atual foco de pesquisa é o estudo do Sistema Nacional de Inovação em etanol, em especial, sob a ótica da formação das Redes de inovação em etanol de segunda geração (lignocelulósico)


Órgão: IE, NEPA & NEPO/UNICAMP
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7381707035350438


Objetivos Específicos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #2

Avaliar o nível de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) associado à expansão da cultura de cana-de-açúcar


A disponibilidade de alimentos suficientes para toda a população é a primeira dimensão da segurança alimentar e nutricional (SAN) que pode ter um impacto direto com a expansão do setor sucroalcooleiro, pois o plantio de cana-de-açúcar poderá substituir as áreas plantadas com culturas alimentares por critérios econômicos (demanda e preços elevados do álcool), de infra-estrutura (para aproveitar as condições técnicas e humanas já existentes nas regiões produtoras) ou pela dificuldade de ocorrer em novas fronteiras agrícolas (por restrições ambientais ou de infra-estrutura), podendo comprometer a soberania alimentar nacional. Por outro lado, o aumento de áreas agrícolas produtivas com cana-de-açúcar poderá aumentar a oferta de trabalho e a geração de renda para a população, favorecendo o acesso aos alimentos e a garantia da segurança alimentar e nutricional, desde que eles estejam disponíveis. A redução na disponibilidade de alimentos poderá elevar seus respectivos preços e tornar a sua produção economicamente atraente. A obtenção da segurança alimentar e nutricional (SAN) é, portanto, uma questão de equilíbrio entre, principalmente, fatores demográficos (tamanho, localização e distribuição etária e de gênero da população), nutricionais (necessidades alimentares da população e aproveitamento biológico dos alimentos), econômicos (disponibilidade de renda para acesso digno aos alimentos) e agrícolas (capacidade de produção de alimentos). Este assunto tem sido muito discutido entre governantes, instituições e especialistas de vários países do mundo, não havendo, ainda, um consenso sobre o mesmo. Devido à relevância deste tema, é fundamental obter dados mais significativos que embasem estas discussões e levem a conclusões mais práticas e úteis.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #6

Avaliar a relação entre a expansão da cultura da cana-de-açúcar e o impacto sobre as populações urbana e rural


A população é parte integrante de vários aspectos e processos enfocados no Projeto, influenciando, por exemplo, o desempenho dos setores produtivos de acordo com a oferta de mão-de-obra; a disponibilidade de terras para expansão em função do tamanho das áreas urbanas e da manutenção da segurança alimentar e nutricional; a definição do tamanho, distribuição, localização e perfil dos mercados consumidores (inclusive a preocupação efetiva deles com as questões ambientais); o nível de conscientização e a disposição para aceitar e influenciar o estabelecimento de políticas públicas na área ambiental. O aumento da mecanização da cultura canavieira e o arrendamento de terras pelas usinas de açúcar e álcool para produção de cana-de-açúcar, por exemplo, são fatores que têm sido favoráveis à redução da população residente no campo e pequenas cidades e ao consequente inchamento das cidades de médio e grande porte, com agravamento dos problemas de infra-estrutura observados atualmente nas zonas urbanas. Logo, é imprescindível analisar a dinâmica demográfica em conjunto com os fatores que se relacionam diretamente com a produção de açúcar e álcool, tais como agrícolas, industriais, políticos, ambientais, tecnológicos e econômicos.



Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014