Cristina Rodrigues Nascimento

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2003), com Mestrado (2006) e Doutorado (2010) na Faculdade de Engenharia Agrícola - Universidade Estadual de Campinas - FEAGRI/UNICAMP. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, campus regional Montes Claros, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Agrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Órgão: UFMG
Telefone: (38)2101-7760
E-mail: crisrodnas@gmail.com
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130527Y2

Aperfeiçoar os sistemas de previsão de safras da cultura da cana-de-açúcar, tornando-os mais objetivos e precisos

A previsão de safras agrícolas tem progredido gradativamente através da utilização de métodos e técnicas provenientes de várias áreas do conhecimento, tais como estatística, modelagem matemática, agrometeorologia, climatologia, geoprocessamento e agronomia, entre outras. Nenhuma área do conhecimento, em particular, tem condições de resolver este grande desafio individualmente. Assim como, nenhum modelo ou técnica de previsão deverá funcionar bem sempre, razão pela qual, do mesmo modo que aconteceu na meteorologia, o desenvolvimento contínuo e a utilização de várias técnicas de previsão deverá ser a forma encontrada para estimar safras agrícolas com a precisão e a antecipação necessárias para o planejamento das produções de cana e etanol. Há vários trabalhos em desenvolvimento atualmente na Unicamp baseados em séries temporais de imagens de satélites, modelagem agrometeorológica e técnicas de mineração de dados com a finalidade principal de aumentar a objetividade, a precisão e a antecipação da previsão de safra da cana-de-açúcar, que já é estratégica para o país e será ainda mais na adaptação do setor às mudanças climáticas. O conhecimento preciso da relação entre o clima e a produção da cana é um dos principais desafios na previsão de safras agrícolas, e de grande importância na adaptação às mudanças climáticas, razão pela qual foi definido este objetivo específico.

Trabalhos Publicados

Artigos Utilização de Séries Temporais de Imagens AVHRR/NOAA no apoio à Estimativa Operacional da Produção da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo
Cristina Rodrigues Nascimento e Jurandir Zullo Junior