Pesquisadores

Pedro Abel Vieira Jr

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com experiência na área de agronomia e ênfase em produção de sementes e mudas, modelagem para previsão de clima, modelos de cultura, previsão de safras e transferencia de tecnologia. Tem experiência na área de economia com ênfase em desenvolvimento regional.

Graduate in Agronomy by the Federal University of Paraná (1984), master of science in Agronomy from the University of São Paulo (1997), doctorate in Agronomy from the University of São Paulo (2006) and phd in Economics from the Institute of Economics At Unicamp. Researcher of the Brazilian Agricultural Research Corporation with experience in agronomy and emphasis in production of seeds and seedlings, modeling for prediction of climate, models of culture, crop forecasting and transfer of technology. Has experience in the area of economics with emphasis on regional development.

Órgão: SNT/EMBRAPA
E-mail: dricpvieira@uol.com.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773124H1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #1

Aprofundar os estudos de impactos das mudanças climáticas na agricultura

A identificação da vulnerabilidade das culturas agrícolas às mudanças climáticas pode ser considerada o ponto de partida para o estabelecimento de políticas públicas destinadas à adaptação da agricultura nacional nas próximas décadas, pois a partir dela é possível construir cenários de impactos agregando-se outras informações relevantes (tais como ambientais, tecnológicas, demográficas e de segurança alimentar). Por essa razão, é fundamental que ela seja continuamente reavaliada e determinada com a melhor precisão que os modelos e técnicas de previsão permitirem. As avaliações feitas até então têm indicado uma grande vulnerabilidade dos sistemas de produção atuais de culturas importantes para o país e São Paulo, tais como o café e soja, e uma situação favorável para ampliação das áreas com menor risco climático para os plantios de cana-de-açúcar. Apesar da grande importância destes resultados, eles foram baseados em modelos relativamente simplificados de mudanças climáticas e com baixa resolução espacial, nem sempre considerando as especificidades do Brasil. Sendo assim, o Projeto pretende aprofundar as avaliações de impactos já realizadas, utilizando de três a cinco modelos de previsão de mudanças climáticas a serem escolhidos no transcorrer do Projeto, com base em critérios como resolução espacial, tipos de variáveis previstas, representatividade para o Brasil, horizonte de previsão e resolução temporal. Uma alternativa, neste caso, poderá ser o modelo climático a ser desenvolvido no âmbito do Programa de Mudanças Climáticas da Fapesp. Ressalta-se que embora o foco do projeto seja a cultura da cana-de-açúcar, poderão ser avaliados, também, os impactos das mudanças climáticas nas culturas que podem ser afetadas por sua expansão (tais como café, laranja, pastagem, soja e milho) pelos seguintes motivos principais: ocupação de área que pode ser utilizada também pela cana ou perda de competitividade por questões econômicas ou climáticas (maior impacto das mudanças climáticas). Os resultados deste objetivo serão fundamentais para o atendimento do objetivo geral e para vários outros objetivos específicos do Projeto.