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Pesquisadores



Germana Fernandes Barata


É licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2006), com ênfase em História das Doenças. É doutora em História Social pela USP, com enfoque na história da comunicação da ciência (periódicos científicos) e segue a carreira de pesquisador (TPCT III) na Universidade Estadual de Campinas. É editora das revistas Ciência & Cultura e ComCiência, ambas publicadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Recebeu o Junior Award on Public Communication on Science and Tecnology em 2006. Atua, principalmente, com os temas: comunicação da ciência, periódicos científicos, jornalismo científico e história da ciência, com enfoque em história das doenças.


IT IS licensed and a bachelor's degree in Biological Sciences from the University of Campinas (1996) and master's in Social History from the University of São Paulo (2006), with an emphasis on History of Diseases. IT IS doctor in the Social History from the University, with a focus on the history of the communication of science (scientific journals) and follows the career of researcher (TPCT (III) at the University of Campinas. IT IS publisher of the magazines Science & Culture and ComCiência (, both published by the Brazilian Society for the Progress of Science (SBPC). He received the Junior Award em Comunicação Pública de Ciência e Tecnology in 2006. It operates mainly, with the themes: communication of science, scientific journals, scientific journalism and history of science, with a focus on history of diseases.


Órgão: LABJOR/UNICAMP
E-mail: germana@unicamp.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773718D3


Objetivos Específicos


OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #8

Melhorar e aprofundar a divulgação científica na área de mudanças climáticas


Este objetivo está diretamente relacionado a um dos quatro desafios principais existentes na área de mudanças climáticas que é o de melhorar e aprofundar o entendimento do assunto através do desenvolvimento de formas de divulgação, difusão e popularização do conhecimento científico sobre o mesmo. De modo específico, pretende-se gerar materiais audiovisuais para as imprensas geral e especializada, que possam contribuir para melhorar o entendimento do assunto e viabilizar o estabelecimento de contatos com a imprensa nacional e revistas especializadas sobre o assunto. Outro aspecto relevante relacionado a este tema é o de melhoria dos sistemas atuais de informações meteorológicas e climáticas aplicadas à agricultura. A Unicamp, através do Cepagri, tem grande experiência na prestação de serviços nas áreas de meteorologia e climatologia através da Internet. A página do Cepagri/Unicamp (http://www.cpa.unicamp.br) entrou em funcionamento em 16/05/1995, 15 dias antes da criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (em 31/05/1995), que marca o início da sua operação comercial no Brasil. Trata-se de um dos serviços mais antigos nas áreas de meteorologia e climatologia aplicadas à agricultura do hemisfério sul e que serviu de base para a criação do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico Agritempo (http://www.agritempo.gov.br), juntamente com a Embrapa em 2003, que presta serviços a todos os estados do país. O grande desafio atual destes serviços está em conhecer melhor qual tem sido a utilização efetiva que os seus vários usuários (principalmente agricultores, gestores públicos e privados e técnicos) têm feito dos produtos colocados automática e gratuitamente à disposição na forma de mapas, gráficos, tabelas e textos de recomendação. Este entendimento da relação entre a geração e a utilização de dados e informações meteorológicas e climáticas é estratégico para extrair o máximo possível do grande potencial que a tecnologia de previsão de tempo e clima tem a oferecer para a agricultura, atualmente e no futuro. Trata-se de um demanda real existente no mundo inteiro, e não apenas no Brasil, de serviços semelhantes ao do Cepagri/Unicamp e Agritempo. Ressalta-se que, além da Internet, o Cepagri/Unicamp tem larga experiência, também, no atendimento ao público através de consultas pessoais, telefone, palestras e mídia em geral (rádio, jornal e televisão).


Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014