Pesquisadores

Ana Maria Lima de Azeredo-Espin

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo-USP (1978), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1982 e 1987) e pós-doutorado pela University of Maryland - Dept. of Entomology (1998-1990) . Diretora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética CBMEG/UNICAMP(2002-2008). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular Animal, com ênfase em genética de populações e evolução de marcadores moleculares do genoma mitocondrial e nuclear de dípteros de importância médico, veterinária e forense (Calliphoridae, Oestridae e Muscidae), genômica mitocondrial comparativa e evolução (Arthropoda), e identificação taxonômica molecular animal.

Has degree in Biological Sciences from the University of São Paulo (1978), master's and doctorate in Genetics and Molecular Biology from the University of Campinas UNICAMP (1982 and 1987) and post-doctorate from University of Maryland, Dept. of Entomology (1998-1990) . Director of the Center for Molecular Biology and Genetic Engineering CBMEG/UNICAMP(2002-2008). Currently, he is Full Professor in the Department of Genetics, Evolution and Bioreagents of the Institute of Biology of the Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Has experience in the area of Genetics and Molecular Biology Animal, with emphasis on genetics of populations and the evolution of molecular markers of mitochondrial genome and nuclear of dipterans of important medical, veterinary and forensic (Calliphoridae, Oestridae, Muscidae), mitochondrial genome and comparative evolution (Arthropoda), and taxonomic identification molecular animal.

Órgão: CBMEG & IB/UNICAMP
E-mail: azeredo@unicamp.br
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781823U6

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - #5

Estimar a evolução da engenharia genética aplicada, principalmente, à cultura da cana-de-açúcar e o potencial de produção industrial de etanol celulósico

A concentração atual da produção brasileira de cana-de-açúcar em duas macrorregiões principais, Sudeste e Nordeste, principalmente no estado de São Paulo, faz com que os sistemas de produção utilizados (variedades, maquinaria e tratos culturais, por exemplo) sejam adequados às condições existentes nelas. A expansão da cana-de-açúcar para outras regiões do Brasil poderá requerer uma adaptação das variedades utilizadas atualmente. Além disso, poderá ser necessário desenvolver novas variedades para as regiões atualmente produtoras, dependendo do impacto das mudanças climáticas sobre o desenvolvimento e a produtividade delas. A viabilidade técnica da adaptação das variedades atuais e do desenvolvimento de novas variedades deverá ser avaliada, pois poderão limitar ou dificultar a expansão e a manutenção do desempenho atual do setor (no caso de impactos negativos das mudanças climáticas). O potencial de geração de etanol celulósico em nível industrial também deverá ser avaliado, pois poderá representar um ganho de produtividade sem aumento de área.