cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias

06/06/2014
Sem florestas, gasta-se mais

O desmate da vegetação que recobre as bacias hidrográficas altera o ciclo de chuvas, prejudica a recarga de aquíferos subterrâneos, consequentemente reduz os recursos hídricos disponíveis para o abastecimento humano e tem forte impacto sobre a qualidade da água, encarecendo em cerca de 100 vezes o tratamento necessário para torná-la potável.

Assunto(s):Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa
06/10/2013
Cana migra e vira terreno fértil para problemas socioambientais

Cientistas ligados ao Projeto AlcScens alertam que, a despeito das vantagens econômicas imediatas, a expansão da cana-de-açúcar para o Centro-Oeste do país gera problemas sociais e ambientais que devem se agravar em razão das mudanças climáticas. A disputa por recursos hídricos, o impacto na segurança alimentar, a desvalorização da terra, o advento de novas formas de subemprego e o desmatamento da Amazônia, já que a produção de gado está migrando para o Norte, são alguns dos problemas apontados em cenário projetado pelos pesquisadores. O AlcScens, que é coordenado por Jurandir Zullo Jr., e envolve 26 pesquisadores.

Assunto(s):Agricultura, Agronegócio, Biocombustíveis, Cana-de-Açúcar, Divulgação Científica, Meio-Ambiente, Mudanças Climáticas, Pesquisa, Políticas Públicas, Saúde, Segurança Alimentar, Sucro-Alcooleira
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014