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22/08/2012

Prorrogado prazo para as inscrições do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp

Labjor

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As inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC), oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, foram prorrogadas até dia 31 de agosto.

Atenção às informações e normas que constam no edital disponível em nosso site:
http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_mest.htm

Somente serão aceitas as inscrições que tiverem sido entregues ou postadas até 31 de agosto de 2012.

Serão aceitos projetos nas quatro linhas de pesquisa do programa:

1. Cultura científica

Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade. Abarca, deste modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências, nos mais diversos veículos, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação dos profissionais da área.

2. Literatura, artes e comunicação

Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção cultural, literária e artística (cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais, artes performáticas etc). Propõe reflexões sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da descrição e análise crítica de artefatos, identificação das linhas de força que tencionam os campos culturais atuais e do exercício da intervenção cultural. Envolve investigações sobre jornalismo cultural e literário nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (impressa, radiofônica, televisiva, eletrônica), bem como estudos sobre as potencialidades políticas de imagens, palavras e sons na comunicação. Volta-se, também, aos estudos das interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação.

3. Informação, comunicação, tecnologia e sociedade

Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias na contemporaneidade, e da presença e utilização de novas tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção, armazenamento e cruzamento de informação. Esta linha de pesquisa ainda inclui as pesquisas realizadas no núcleo para o desenvolvimento de um sistema informatizado (SAPO) de buscas, nas mídias eletrônicas, da ocorrência de registros dos temas de C&T e do estabelecimento das dimensões quantitativas e qualitativas dessas ocorrências, com vistas a constituir indicadores culturais de C&T e a analisar o seu papel na dinâmica da cultura científica no mundo contemporâneo.

4. Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade. Propõe, a partir de estudos realizados, a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, deste modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais.

Equipe Labjor - Unicamp


Fonte:Labjor



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