15/08/2012

Quartas Interdisciplinares

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA Unicamp) se pauta pela reflexão e pela prática interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão. Tal se reflete em uma estrutura sem departamentos e que estimula a interação dos seus docentes das áreas de exatas, saúde e sociais aplicadas, orientada à promoção de valores humanísticos e da formação geral dos estudantes, a partir dos conhecimentos das ciências humanas e sociais aplicadas.

Embora a própria estrutura tenha sido concebida a partir desta orientação, isso não se traduz, automaticamente, em práticas e conhecimentos interdisciplinares. As QIs surgiram com a FCA, como uma forma de alimentar a discussão entre as áreas em busca da superação dos limites disciplinares. Trata-se de um conjunto de eventos (mesas-redondas e palestras) que reúnem docentes da FCA e convidados externos em torno de temas que provocam o debate para além dos limites disciplinares e institucionais.

Na edição do segundo semestre de 2012, os eventos foram organizados em torno de três temas transversais às atividades de ensino, pesquisa e extensão da FCA:

1. Interdisciplinaridade – reflexão sobre os desafios da interdisciplinaridade e o papel das ciências humanas e sociais na promoção de tais aproximações entre as áreas.

2. Arte e ciência – sociedade, cultura e arte, enquanto produção de conhecimento, difusão de tecnologias e promoção de valores humanistas.

3. Ambiente e sustentabilidade – interfaces entre sociedade, ambiente, tecnologia e políticas de sustentabilidade. Gestão do conhecimento, saúde pública e dimensões geográficas e populacionais do planejamento e gestão visando a sustentabilidade.

Os eventos são abertos ao público. Ocorrerão às quartas-feiras entre as 16hs e às 18hs, na UL05 (Auditório Verde), conforme calendário a seguir.

A série começa com a mesa-redonda “Interdisciplinaridade, formação específica e formação geral no ensino da graduação: a proposta do curso “Estudos Contemporâneos”, com a participação do professor Francisco Foot Hardman (IEL/Unicamp) e da professora Silvia Figueirôa (IG/Unicamp).

O evento é coordenado pelos professores Álvaro D’Antona e Eduardo Marandola Jr., pesquisadores do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e professores da (FCA).

Veja a programação de todo o semestre abaixo ou
Programação Quartas Interdisciplinares.

Mais informações:
chs@fca.unicamp.br / (19) 3701-6674.

PROGRAMAÇÃO DO SEMESTRE

Tema 1: Interdisciplinaridade

15 de Agosto de 2012 Mesa-redonda

Francisco Foot Hardman (IEL/Unicamp)