cabecalho do site para ser visualizado computador cabecalho do site para ser visualizado no celular
Pesquisar no site do Alcscens

Notícias


06/02/2012

AlcScens recebe Paulo Arruda em palestra sobre a biotecnologia da cana

Aline Naoe

  • Tamanho da Fonte:
  • Diminuir fonte
  • Fonte normal
  • Aumentar fonte

Na última sexta-feira, dia 03 de fevereiro, os pesquisadores do AlcScens acompanharam palestra do Prof. Dr. Paulo Arruda, coordenador do Laboratório de Estudo da Regulação da Expressão Gênica do CBMEG-Unicamp. Arruda, que atua na área de genética vegetal, falou sobre sua trajetória na academia e na iniciativa privada e sobre as pesquisas que desenvolve voltadas à cultura da cana-de-açúcar.


Segundo o professor, um dos principais desafios da biotecnologia para o melhoramento genético da cana é sua característica poliploide, que torna sua genética mais complexa do que as culturas diploides, como milho e soja. “O melhoramento genético da cana tem essa limitação, que nos impede de utilizar a tecnologia que já conhecemos, exigindo um esforço maior”, comenta. Para obter melhores variedades de cana-de-açúcar aplica-se o processo convencional, que demanda um número muito grande de cruzamentos e a utilização de áreas extensas para seleção das variedades mais adequadas, o que leva de 12 a15 anos.


Para Arruda, a cana-de-açúcar tem potencial genético para ser cultivada em qualquer lugar. Ele acredita, no entanto, que o Brasil é ainda hoje o melhor lugar para se produzir cana no mundo, mas o setor precisa se profissionalizar. Além de ter um enorme potencial para produção de bioenergia e no desenvolvimento da indústria da bioengenharia, a cana-de-açúcar, segundo Arruda, “é o carbono fixado mais barato do mundo”.


Acesse abaixo os artigos mais recentes do Prof. Paulo Arruda.


Genetically modified sugarcane for bioenergy generation
Sugarcane (Saccharum X officinarum): A Reference Study for the Regulation of Genetically Modified Cultivars in Brazil
Perspective of the Sugarcane Industry in Brazil


Fonte:AlcScens



comments powered by Disqus
Logotipo do Programa Fapesp de Mudanças Climáticas Processo N.08/58160-5 | Período: 01/12/2010 a 30/11/2014