08/04/2013

Como aumentar a produtividade dos canaviais em regiões de clima restritivo?

Marcos Rogério Pereira

O engenheiro Marcos Casagrande, gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira, uma das mais importantes empresas brasileiras de melhoramento genético de cana-de-açúcar, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro, palestrou sobre as novas tecnologias que envolvem a produção de etanol e açúcar no Brasil em um encontro do grupo de pesquisa em mudanças climáticas AlcScens, da Unicamp, organizado pela Dra. Silvia Angélica Domingues de Carvalho, pesquisadora do projeto. O encontro, realizado na sexta-feira, 22 de março, no Auditório do Instituto de Geociências, também contou com a participação de demais pesquisadores da universidade.

Foto: Sensor de folhas em planta da cana-de-açúcar. Fonte: Wikimedia Commons. Título original: “Leaf Sensor on Sugar Cane”.

Abordando o alto interesse na cana-de-açúcar para a produção de bioenergia, Casagrande apontou os benefícios que as tecnologias avançadas em melhoramento genético, novos sistemas de plantio, biomassa e modernização das usinas podem assegurar ao Brasil como um dos principais produtores de biocombustíveis do mundo. Aumento de produtividade, redução de custo de produção, plantio e colheita mecanizada, além da extinção da queima da palha, agora utilizada como matéria prima para a produção de energia, estão entre os principais ganhos para o setor canavieiro.

A partir de um complexo mapeamento da cana-de-açúcar relacionando dados e cruzamento de informações sobre planta, solo, clima e sistema produtivo, além de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, Marcos Casagrande também apresentou três novas variedades de cana-de-açúcar , especialmente adaptadas ao clima e solo do Cerrado brasileiro. Segundo o engenheiro, as variedades produzidas pelo CTC, denominadas “Série CTC9000”, que contém os tipos CTC9001, CTC9002 e CTC 9003, têm como características principais "tolerância à seca, não florescimento e adaptação ao processo mecânico de plantio e colheita (corte)".

De acordo com Casagrande, “essas variedades foram desenvolvidas sob a nova concepção de melhoramento genético do CTC, o melhoramento acelerado, fortemente regionalizado desde a primeira fase do desenvolvimento da variedade, que é lançada em oito anos (metade do tempo tradicionalmente utilizado) e com custos 50% menor".

O Centro de Tecnologia Canavieira foi criado em 1969 por iniciativa de um grupo de usinas da região de Piracicaba, SP, com o objetivo de investir no desenvolvimento de variedades mais produtivas de cana-de-açúcar e agregar qualidade à produção de açúcar e álcool. Hoje, é referência em pesquisa e desenvolvimento da tecnologia da cana.

Quem tiver maior curiosidade, seguem algumas características das novas variedades de cana desenvolvidas pelo CTC. Além disso, link para o trabalho O melhoramento genético de cana-de-açúcar no Brasil e os desafios das mudanças climáticas globais, dos pesquisadores Silvia Angélica e André Furtado, apresentado no 50º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural, em 2012.

50º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia Administração e Sociologia Rural - SOBER

Autores: Silvia Angélica Domingues de Carvalho, André Tosi Furtado

Série CTC9000 - Variedades

CTC9001
Desenvolvida em climas restritivos e que foi testada nos últimos oito anos na região do Centro Oeste, a CTC9001 já apresentou 29% a mais de toneladas de POL/ha (sacarose em peso por hectare) do que as duas variedades mais presentes no mercado. Ela é adequada para o plantio mecanizado, possui estabilidade, riqueza de açúcares e também um PUI longo (Período Útil de Industrialização).

CTC9002
Já a variedade CTC9002 tem o porte ereto, é tolerante à seca e ao plantio mecanizado, apresenta longevidade e pode ser cultivada em solos mais restritivos. Ela já mostrou ter 25% a mais de POL/ha do que as duas variedades mais cultivadas no Brasil.

CTC9003
Esta variedade apresenta alto perfilhamento, está apta ao plantio mecanizado e é precoce. Além disso, ela não floresce e tem um PUI longo. A CTC9003 possui 18% a mais de POL/ha do que as outras duas variedades testadas.

Fonte: www.ctcanavieira.com.br

Colaboração: Dra. Silvia Angélica D. de Carvalho